Agrupamento 412

A sede do Agrupamento 412 do CNE, conhecida como a Cabana dos Escuteiros, foi inaugurada a 29 de maio de 1983. Inspirada na ideia de uma cabana alpina feita com toros de madeira, concretizou-se num edifício hexagonal. Esta sede foi o primeiro edifício com acesso independente do conjunto do Centro Social Paroquial de Alfragide, que viria a ser construído em 1990.

Na nota pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o centenário do Corpo Nacional de Escutas, de 27 de maio de 2023, é enfatizado o contributo diário do escutismo católico para o cumprimento da missão da Igreja junto das crianças e jovens, permitindo-lhes “crescer harmoniosa e integralmente segundo a vontade de Deus, encontrando a alegria que resulta do serviço”.

A nota pastoral relembra, ainda, que o Escutismo é comprometido “com a construção da paz e com o respeito para com todos, patamar comum para o entendimento entre diferentes nações, culturas e religiões. Preservando a identidade de cada uma das partes, essa vertente ecuménica e inter-religiosa constitui um estímulo e um sinal de esperança, num mundo assolado por guerras e divisões”.