No domingo, dia 8 de fevereiro, celebrou-se, na Igreja da Divina Misericórdia, em Alfragide, a Bênção e a Unção dos Doentes, no âmbito do XXXIV Dia Mundial do Doente, instituído por S. João Paulo II, em 1992.
Depois da homilia, a Comunidade rezou a Ladainha, segundo o Ritual da Unção dos Enfermos, a que se seguiram o gesto da Imposição das mãos, pelo Sacerdote, e a unção com o Santo Óleo dos Enfermos, sinal da graça de Deus que fortalece e ampara, deixando a certeza que ninguém sofre sozinho.
Os cânticos entoados pelo coro ajudaram a viver esta celebração com maior profundidade e recolhimento.
A Pastoral das Famílias voltou a lançar o convite à oração concreta e comprometida por aqueles que se encontram doentes. Para isso, foi colocado um pote junto à imagem de Nossa Senhora das Graças, onde serão colocados os nomes de familiares e amigos que se encontrem enfermos. No próximo domingo, cada nome será entregue a cada um dos fiéis da comunidade que assumirá a missão de rezar por essa pessoa.
O Padre Paulo recordou ainda que, durante as visitas que realizou aos doentes impossibilitados de sair de casa para a Celebração da Unção dos Doentes, muitos deles partilharam que continuam a rezar pela nossa Comunidade. Possamos, também nós, retribuir esse bonito gesto com a nossa oração.
“Senhor, se Tu quiseres, podes curar-me” (Mt 8,2).
