No domingo, dia 18 de maio de 2025, o grupo do 5º Ano da Catequese celebrou, na Eucaristia das 11h30, a sua festa de itinerário catequético: a Festa da Esperança.
Ao longo do ano este grupo aprendeu, meditou e rezou a História da Salvação, através da qual Deus se fez sempre presente na História e se revelou através de profetas que guiaram a Humanidade na esperança e promessa da vinda do Messias.
Neste domingo, o Padre Paulo Coelho, Pároco de Alfragide, iniciou a sua preleção falando da esperança e da sua representação simbólica em forma de âncora desde os tempos das primeiras comunidades cristãs, cravadas nas paredes das catacumbas, concluindo que, hoje, a esperança se funda no próprio Cristo: da morte e ressurreição de Cristo brota a salvação.
O Evangelho, remetendo-nos ao ambiente da Última Ceia, apresenta-nos o mandamento do amor “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei“ como o verdadeiro testamento da vida de Jesus que aperfeiçoa a “lógica” do Antigo Testamento (“Amar a Deus sobre todas as coisas com toda o teu coração”) e se revela a cada Homem como a possibilidade de participar e experienciar o Amor do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Duas meninas do grupo fizeram, também, a sua Primeira Comunhão. Que Jesus esteja sempre presente nas suas vidas e que sejam um sinal de perdão, amor e paz.
