No dia 7 de maio, o grupo “Caminhar na Fé” iniciou a sua peregrinação a pé, até ao Santuário de Fátima. Este grupo juntou pessoas de muitos lugares e paróquias, mas um número significativo de peregrinos era da Paróquia de Alfragide, outros das mais variadas paróquias e regiões e ainda da Suíça e Luxemburgo.
Todos se propuseram a fazer esta peregrinação para dar graças a Nossa Senhora de Fátima, a maior intercessora junto de Jesus.
O caminhar foi longo, feito por etapas, mas cada uma foi sempre de solidariedade e ajuda, pois ninguém fica para trás e o outro é sempre mais importante.
No decorrer destes dias de peregrinação, o grupo “Caminhar na Fé” foi acompanhado pelo Padre Paulo Coelho, pároco da Paróquia de Alfragide, que individualmente foi atendendo todos aqueles que queriam confessar-se ou pedir algum conselho para as suas vidas.
Em cada dia, houve momentos de oração, os peregrinos participaram na Santa Missa celebrada pelo Padre Paulo, rezaram as Laudes e ao longo do caminho o rosário a Nossa Senhora e o terço da Misericórdia. O Padre Paulo fez ainda meditações que tocaram temas muito expressivos para o momento que todos estávamos a viver e importantes para fortalecer a nossa fé.
Ao longo dos dias partilharam-se histórias de conversão, de gratidão e relatos de vida difíceis, que ajudaram cada um a crescer interiormente e a unir mais o grupo.
Quase a chegar a Fátima, eram tantos os grupos que acorriam com o coração ardente de sede do amor da Mãe do Céu, que o rosto de cada um revelava a enorme vontade de chegar, para depois descansar aos pés de Maria, que acolhe cada um dos peregrinos como seus filhos.
O momento mais alto e cheio de emoção foi a chegada ao Santuário, ao pé da nossa Mãe do Céu. Cada um recebeu a graça de ter chegado, alguns com o apoio do carro, outros sempre a caminhar – e não foram as bolhas ou os pés e pernas inchados que demoveram o nosso grande desejo de chegar. Chegámos todos com as mãos e o coração aberto para recebermos e acolhermos da Mãe o amor e a sua bênção.
O grupo participou nas celebrações dos dias 12 e 13 de maio, dando graças e louvores por tanto que recebemos.
Que este caminho até Fátima seja como o nosso peregrinar na vida terrena, sempre cada vez mais perto do amor de Deus.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima!
Salvai-nos, salvai Portugal e o mundo inteiro e dai-nos a paz!
