Procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima

Ao longo deste mês de maio, têm sido muitas as manifestações de fé dirigidas a Nossa Senhora. Em Alfragide, como já é tradição, realizou-se mais uma vez a Procissão de Velas em honra de Nossa Senhora de Fátima. Este ano, a procissão aconteceu no passado dia 24 de maio, tendo início no largo da Igreja da Divina Misericórdia, onde foi colocado o andor de Nossa Senhora, permitindo que o olhar da Mãe pudesse a todos alcançar. O andor estava magnificamente ornado com lindas rosas brancas, sobressaindo ainda mais o rosto puríssimo e imaculado de Maria.

O pároco de Alfragide, Padre Paulo Coelho, deu início à celebração com a bênção das velas que todos os fiéis levavam nas suas mãos – símbolo da luz do nosso Batismo, que é também a luz de Cristo que ilumina as nossas vidas em direção a Deus Pai.

A procissão percorreu as ruas de Alfragide Norte, presidida pelo Padre Paulo Coelho e pelo Padre Fernando Fonseca. O Diácono Magalhães, com o grupo de leitores, conduziu os momentos de oração, orientando os textos e as leituras dos mistérios do terço.

Este ano, o terço foi recitado pelas crianças da catequese, que, com a sua voz pueril, iam rezando cada Pai Nosso e cada Avé Maria com a alegria e simplicidade próprias da infância, mas com muita ternura.

Os escuteiros do Agrupamento 412 também prestaram um apoio precioso ao longo de todo o percurso, assegurando que a procissão decorresse com ordem. À Polícia Municipal da Amadora, que assegurou, em todo o percurso, o controlo do trânsito e a segurança da procissão, dirigimos o nosso profundo agradecimento.

Em toda a procissão, os lindos cânticos marianos, entoados com devoção, deram voz à oração de cada um dos participantes, tornando o momento ainda mais belo.

Foram muitos os fiéis que quiseram acompanhar Nossa Senhora nesta linda procissão cheia de fé, que terminou na Igreja da Divina Misericórdia, com palavras bonitas e meditadas do nosso pároco, Padre Paulo Coelho.

E, por fim, como já é costume, do andor de Nossa Senhora foi retirado um ramo de flores, que foi oferecido com consideração à Esquadra de Alfragide, em memória dos seus agentes falecidos. Cada participante teve também a alegria de levar consigo uma bonita rosa branca do andor, como lembrança deste momento de fé.

Nossa Senhora de Fátima,

Rogai por todos nós.