No passado dia 19 de junho, dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a nossa comunidade viveu com grande alegria a celebração das Primeiras Comunhões. As vinte e seis crianças dos dois grupos de catequese do terceiro ano chegaram cedo à igreja, com o entusiasmo e a alegria que lhes são próprios, prontos para este momento tão importante na sua caminhada de fé. Presidiram à Missa o Padre Paulo Coelho, Pároco de Alfragide; o Padre Joel Rodrigues e os Diáconos Fernando Magalhães e Vítor Sabino.
A celebração foi rica de significado. As leituras desse dia convidaram à reflexão sobre a presença real de Jesus na Eucaristia. Na primeira leitura, Melquisedec, rei de Salém, ofereceu pão e vinho, prefigurando a Eucaristia. A segunda leitura recordou-nos as palavras de Jesus na Última Ceia: «Isto é o Meu Corpo, entregue por vós». Por fim, o Evangelho, através do relato da multiplicação dos pães, revelou-nos o amor abundante de Cristo que continua a alimentar o Seu povo e a percebermos que “«dar» é uma bela forma de resumir toda a vida de Jesus”.
Durante a homilia, o Padre Paulo dirigiu-se de forma muito próxima a todos os meninos e meninas, interpelando-os com algumas perguntas e referiu-se ao testemunho Beato Carlo Acutis, para quem “a Eucaristia era uma autoestrada para o Céu”.
No momento da Primeira Comunhão, cada uma das crianças, de coração cheio de amor, recebeu Jesus pela primeira vez.
Após a ação de graças, cada criança, num momento de ternura cada um, junto da imagem de Nossa Senhora das Graças, ofereceu à Mãe do Céu uma rosa branca. Que este gesto singelo seja símbolo de uma vida de fé, que é colocada sob o olhar terno de Nossa Senhora, que os acolhe e acompanha como verdadeira Mãe.
Ao longo de toda a celebração, foi muito bonito ver os pais e as mães profundamente envolvidos, participando com fé e emoção.
No final, o Padre Paulo entregou a cada criança o diploma da Primeira Comunhão. As catequistas ofereceram a cada menino e menina um terço e um livrinho de orações, para que a oração diária faça sempre parte do seu caminho de fé e amizade com Jesus.
Foi um dia de festa, de comunhão e de bênçãos para toda a Comunidade.
Que estas crianças, agora plenamente unidas a Jesus na Eucaristia, continuem a crescer na fé, no amor e na alegria do Evangelho.
