Dia Jubilar Paroquial

Foi, como o próprio nome indica, em júbilo!

O programa do dia foi estruturado em quatro tempos distintos.

Começámos o dia com o primeiro tempo: Procuramos a Esperança. Reunimo-nos na igreja da Divina Misericórdia para dizermos uns aos outros e a Deus, numa celebração de grande simplicidade, o que procuramos e receber dEle a bênção para o caminho.

Ao segundo tempo, chamámos-lhe: Caminhamos na Esperança. Depois do momento do envio, os peregrinos partiram a pé para o Santuário de Nossa Senhora da Rocha. Aos peregrinos, com cerca de 25 pessoas por grupo com o seu guia, foram propostas várias dinâmicas para o caminho: oração pessoal, oração em grupo, silêncio, partilha, reflexão, canto, etc. Todos esses elementos estavam disponíveis num microsite, preparado para o efeito, contendo todos os guiões das celebrações, informações, orientações e cânticos para o Dia Jubilar.

Chegados ao santuário reunimo-nos ao pé da gruta da Senhora da Rocha para todos juntos, os que foram a pé e os que lá foram ter por outros meios, iniciarmos o terceiro tempo: Celebramos a esperança. Subimos a renovada escadaria de acesso à igreja entre salmos, cânticos e os nomes dos santos que invocámos. Entramos no templo, atravessando a porta cantando o hino do Jubileu. Expressivas as palavras “Chama viva da minha esperança. Este canto suba para Ti. Seio eterno de infinita vida. No caminho, eu confio em Ti”. Na igreja celebrámos a missa paroquial, que hoje teve aqui lugar em vez de ser na igreja da Divina Misericórdia. Na missa, fizemos subir a Deus as vozes da nossa esperança, numa muito bonita, serena e alegre celebração.

O quarto momento deste dia, Partimos com Esperança, estava reservado para o final da celebração da missa. Rezámos a oração jubilar da paróquia, especialmente composta para este dia, e a nossa consagração a Nossa Senhora, a quem entregámos um ramo composto com todas as flores que as pessoas trouxeram de suas casas ou colheram no caminho enquanto peregrinavam.

Como o estado do tempo estava instável, em lugar de almoçarmos no recinto do Santuário, viemos todos para a garagem da nossa igreja paroquial, onde partilhámos o almoço que cada um tinha preparado, numa bonita expressão de comunidade.

Não faltou júbilo neste bonito dia. Assim, não nos falte nunca a Esperança.

(C)MARIO_CARVALHO