Peregrinação à Grécia nos passos de São Paulo

Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2025, vinte e três peregrinos, vindos de diferentes lugares, partiram da Paróquia de Alfragide, rumo à Grécia para viver uma experiência única: seguir os passos de São Paulo, Apóstolo incansável do Evangelho. O grupo teve o acompanhamento espiritual dos Padres Paulo Coelho, Pároco de Alfragide, e Fernando Fonseca, ambos sacerdotes do Coração de Jesus.

O primeiro dia trouxe logo maravilhas da história antiga: Epidauro, com o seu teatro de perfeição acústica; e Micenas, fortaleza lendária das muralhas ciclópicas e dos túmulos reais.

O grupo parou ainda junto ao Canal de Corinto, maravilha da engenharia que liga o Mar Egeu ao Jónico. Em Corinto, os peregrinos sentiram a presença de São Paulo, que aqui anunciou a Boa Nova.

Ao longo da viagem, o grupo ouviu atentamente as explicações minuciosas do Padre Paulo, assim com,o as leituras de algumas das cartas do Apóstolo.

O itinerário prosseguiu por Patras, Nafpaktos e Kalabáka, até chegar a Meteora, onde os mosteiros suspensos no alto de rochedos impressionaram todos pela sua beleza. O grupo visitou os Mosteiros de Santo Estêvão, de Todos os Santos (Varlaam) e de Roussano – lugares onde a oração parece elevar-se diretamente ao Céu.

Houve também tempo para um cruzeiro pelas ilhas de Hydra, Poros e Aegina, cada uma com o seu encanto próprio.

Em Atenas, coração da civilização helénica, os peregrinos puderam maravilhar-se diante da Acrópole, do Parlamento e do render da guarda, da grandiosa Biblioteca de Atenas, da riqueza do Museu da Acrópole e da bonita Igreja de Santo Dionísio, o Aeropagita (primeiro discípulo de São Paulo em solo ateniense), onde o grupo de peregrinos pôde participar na missa. Entre as visitas, houve também tempo para passear pelos bairros típicos de Plaka e Monastiraki, cheios de vida e cor.

Foram dias de alegria partilhada, de cultura e de encontro com a fé. Mais do que uma viagem, esta peregrinação foi um caminho marcado pelas explicações minuciosas, pelas leituras bíblicas e pela presença sempre atenta dos Padres Paulo Coelho e Fernando Fonseca.

No momento da despedida, cada peregrino trouxe consigo mais do que fotografias ou lembranças, trouxe a certeza de que seguir os Passos de São Paulo é, ainda hoje, um convite para anunciar Cristo com ousadia e esperança.

São Paulo, rogai por nós!